Ainda hoje em dia, a influência de jogos eletrônicos na formação de crianças e adolescentes é tema de debates acalorados e sem muitas conclusões.
Enquanto o mercado norte-americano tem desde 1994 a Entertainment Software Rating Board (ESRB), órgão sem fins lucrativos que avalia e indica a idade recomenada para games, o Brasil conta há 10 anos com a Classificação Indicativa, departamento do Ministério da Justiça que realiza função similar.
"Ela é uma previsão da Constituição Federal e também do Estatuto da Criança e do Adolescente, a função é fornecer informações pros pais, crianças e adolescente sobre o que existe em uma obra audiovisual, seja de cinema, televisão ou mesmo jogos eletrônicos", explica Davi Pires, Diretor do Departamento de Classificação Indicativa.
Ou seja, diferente do ESRB, que é empresa privada e cuida apenas de jogos, aqui no Brasil trata-se de um órgão federal que lida com todo tipo de produto audiovisual.
Em média, a equipe analisa cerca de 10 mil obras por ano e é formada por pessoas de formações diversas, como pedagogos e advogados - todos servidores concursados, contratados por meio concurso público, sendo que há também estagiários auxiliando no processo.
Para jogos, por exemplo, o departamento possui 20 dias úteis para emitir a classificação, mas atualmente tem conseguido realizar o trabalho em apenas cinco dias.
Cópia, Fonte: Uol Jogos
terça-feira, 29 de março de 2011
Entenda como funciona a Classificação Indicativa
20:43
Matheus Lima
1 comentários:
Legal velho
Postar um comentário